Menu
 Apresentação
 Expediente
 Assinatura
 Sobre a Page
 E-mail
 Fale Conosco
 Mapa do Site
 Nota
 Arquivo
 Noticias
 Bate papo
 
  Tamanho da fonte : A+ / A- 

Vapt-Vupt
 

 


 Moradores cobram quebra-molas
Os moradores da Rua Duque de Caxias, em Jacobina, vão encaminhar um abaixo-assinado ao prefeito Rui Macedo solicitando de dois redutores de velocidade (quebra-molas) na referida rua, para evitar que veículos continuem trafegando pelo local em alta velocidade e evitar o trânsito de carretas. "Estamos passando por grandes prejuízos em nossas residências, como rachaduras nas paredes e problemas no telhado, por conta da alta velocidade desenvolvida pelos ônibus e carretas que ali trafegam durante o dia e grande parte da noite, quando os mesmos, deveriam trafegar pela rua de cima, ou seja, pelo Caminho das Árvores", reclamam os moradores. "Estamos correndo perigo, pois os carros pequenos também usam de muita velocidade ao passarem pela rua que, além de muitos pontos comerciais, existem também residências, pondo em risco as famílias que aqui residem", concluem.
Bacia do Jacuípe
Os 14 municípios da Bacia do Jacuípe pretendem investir nos próximos dois anos R$ 2,3 milhões para o fortalecimento da cultura. A idéia é que cada município aplique cerca de R$ 83 mil por ano, a partir da realização de semanas culturais, projetos de arte-educação e capacitação de gestores culturais e comunicadores. As ações integram o primeiro Plano Territorial de Cultura, construído em conjunto pelos municípios da Bacia do Jacuípe. A iniciativa é fruto da organização do território e de debates promovidos pela II Conferência Estadual de Cultura, realizada em outubro do ano passado. A Bacia do Jacuípe é formada pelos municípios de Várzea da Roça, Várzea do Poço, São José do Jacuípe, Mairi, Baixa Grande, Capela do Alto Alegre, Gavião, Ipirá, Nova Fátima, Pé de Serra, Pintadas, Quixabeira, Riachão do Jacuípe e Serra Preta.
Campanha de vacinação 1
Com objetivo de conscientizar pequenos, médios e grandes produtores de bubalinos e bovinos de todo o estado, a primeira etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa 2008, começa neste sábado. A expectativa é reunir produtores, trabalhadores rurais e técnicos para receber orientações sobre a importância da vacinação, os procedimentos corretos e declaração. A campanha é coordenada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, e acontecerá até o dia 31 de março. Durante o período, todos os criadores estão obrigados a vacinar seu rebanho de bovino e de bubalino (bois e búfalos) contra a enfermidade. A multa para é de 50 UFIRs por animal e de 150 UFIRs por propriedade que não declarar a vacinação. As campanhas são desenvolvidas pela Adab e acontecem anualmente em março e setembro. O diretor geral da agência, Altair Santana, afirma que os municípios que obtiveram, na etapa de setembro do ano passado, o percentual de vacinação inferior a 90%, receberão maior atenção, além dos criadores inadimplentes.
Campanha de vacinação 2
Aliado ao trabalho da Adab e da campanha de vacinação, a fiscalização do trânsito de animais será intensificada nessa época. São 41 barreiras fixas e móveis, distribuídas em todo o estado. A Adab também fiscalizará as revendedoras de vacinas - aproximadamente 680 - existentes em todo o estado. Os estabelecimentos devem atender às normas corretas que visam garantir a qualidade e o estoque da vacina. Nas duas etapas da campanha, realizadas no ano passado, a Bahia alcançou o índice vacinal de 97%, sendo o maior registrado até hoje no estado. A meta da Adab, para este ano, é imunizar 100% do rebanho, o que corresponde a cerca de 11,25 milhões de cabeças. Na área da Adab, no Sul da Bahia, que abrange 44 municípios, o rebanho é de 600 mil bovinos e bubalinos.

 


Moradores de condomínio pagam por calotes de vizinhos

 Os calotes dos vizinhos obrigam moradores de condomínios a arcarem com as suas despesas e com as dos inadimplentes. No Bloco B, do Condomínio Clériston Andrade I, um dos mais antigos de Lauro de Freitas

 
 

Copyright© Jacográfica Serviços Gráficos Ltda. 2006 - Todos os direitos reservados

Reformulador de Home-page: Antonio Carlos - web designer: Antonio Carlos