Menu
 Apresentação
 Expediente
 Assinatura
 Sobre a Page
 E-mail
 Fale Conosco
 Mapa do Site
 Nota
 Arquivo
 Noticias
 Bate papo
 
  Tamanho da fonte : A+ / A- 

Colégio Yolanda faz reflexão em torno da Semana da Independência
“Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil”  



 Semana de Independência é sempre momento de reflexão em torno do nosso ideal de liberdade. Vivemos numa época onde ser livre significa ter oportunidades e poder valer-se delas. É com esse propósito que buscamos orientar nossos jovens para a conquista da autonomia: pessoas autônomas sabem fazer uso da liberdade de forma ética e empreendedora, contribuindo assim, para o auto-crescimento e o crescimento de sua comunidade. Levando-se em consideração que uma nação é livre quando seus cidadãos assim o são, é o exercício desta liberdade de escolha, decisão e ação que simboliza o verdadeiro sentido de nacionalismo. Trabalhamos por um tempo onde as diferenças sejam respeitadas; onde as oportunidades sejam coletivas e a inclusão social uma realidade global! Desta forma poderemos dizer que, finalmente, seremos uma nação livre!
 

Texto do aluno da 8ª série: Lucas Araújo Dias

  Há mais de um século o grito de “Independência ou morte” soou alto às margens do Ipiranga.
Sete de setembro de 1822 ficou marcado na história como o dia em que as relações de dependência com o colonizador Portugal foram cortadas.
Teoricamente nos tornamos livres e independentes economicamente, mas será mesmo essa a realidade? Ainda hoje as marcas do tempo de colônia persistem e o Brasil não conseguiu emergir a ponto de se tornar um país desenvolvido, sofrendo com a dependência de outros países mais favorecidos economicamente como é o caso dos Estados Unidos da América, considerado uma potência mundial e controlador da economia de diversos países subdesenvolvidos e emergentes.
Por outro lado, a alegria do brasileiro fez o grito de independência falar mais alto que a fome, a miséria e os problemas sociais presentes na vida de milhões de nacionalistas, que hoje colocam com orgulho a mão no peito cantando o hino do nosso Brasil e fazendo do Sete de Setembro uma data pra comemorar com alegria.
 

 


 
» Morte
Lavrador é morto por causa de um facão
» Acidente
 Carreta e Gol tombam na mesma curva
Estelionatário
 aplica golpes em Jacobina e vai parar na cadeia

 
 
 
 

Copyright© Jacográfica Serviços Gráficos Ltda. 2006 - Todos os direitos reservados

Reformulador de Home-page: Antonio Carlos - web designer: Antonio Carlos